sábado, 10 de novembro de 2012

Primeira Monografia de Tribal no Brasil | Joline Andrade

[ Ensaio Fotográfico em São Luís-MA por Marcelo Cunha ]

Joline Andrade é a primeira pesquisadora do Brasil a publicar uma monografia que tem com o objeto de pesquisa a Dança Tribal. Intitulada "Processos de Hibridação na Dança Tribal: Estratéfias de Transgressões em Tempos de Globalização Contra Hegemônica", a monografia foi elaborada durante a especialização em Estudos Contemporâneos sobre Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Você ainda não conhece Joline Andrade? Ela é paraibana, mas mora em Salvador (BA), além de pesquisadora na área da dança, é bailarina, coreógrafa, professora e produtora. É formada em licenciatura em Dança e no Curso de Dançarino Profissional pela Universidade Federal da Bahia. Recentemente concluiu o Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Estudos Contemporâneos sobre Dança nesta mesma universidade. Em seu projeto "Tribal Tour" já ministrou mais de 20 workshops em cidades do Brasil. 

Foi selecionada pelo diretor Miles Coperland como finalista da audição para a Cia. Bellydance Superstars (USA) em 2010. Participou de eventos com grandes nomes da dança tribal como Sharon Kihara (USA), Mardi Love (USA) e Ariellah Aflalo (USA). Recebeu um convite da bailarina Morgana (ESP) para participar do show de gala no evento Gothla Espanha que ocorreu em Madrid-ESP em 2010, junto a Asharah (USA) e outras bailarinas da Itália, Inglaterra e Espanha. Em 2011 participou do show de gala Opa!Fest em Buenos Aires-ARG com as bailarinas Kami Liddle (USA), Elisabeth Strong (USA) e outras da América Latina. Em 2013 estará no Tribal Massive Las Vegas, à convite da diretora Tori Halfon, e participará do show de gala Massive Spectacular.

Além disso, Joline tem um Atelier onde você pode encontrar figurinos de dança como também roupas para aulas práticas. Todas as peças são criadas e confeccionadas pela própria Joline e pela estilista Jacqueline Araújo.

Nunca viu Joline dançando?! Confira agora! Este vídeo foi o primeiro que vi e me apaixonei. Desde então, acompanho seu trabalho e já tive a oportunidade e o prazer de participar de um workshop. O workshop fez parte do Festival Egyptian, produzido por Kilma Farias, realizado em Agosto do ano passado (2011) e teve como convidada mais que especial, Joline Andrade. Quanta felicidade!


Para conhecer mais sobre o trabalho de Joline Andrade acesse o facebook ou no blog Híbrida Ressonante. Deleitem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário